VISUALIZAÇÕES

SEGUIDORES DO LINK TRIBUNA DO NORTE - NATAL

sexta-feira, 24 de abril de 2015

DALLOR VARELA

Escreveu seus primeiros versos aos 16 anos, influenciado pelo romantismo de Castro Alves e João Cabral de Melo Neto, e aos 22 participou ativamente do movimento que desconstruiu a palavra no verso juntamente com Moacy Cirne, Falves Silva, Anchieta Fernandes e Nei Leandro de Castro. Jornalista e cronista, começou a publicar seus pensamentos aqui mesmo nesta TRIBUNA DO NORTE ainda na década de sessenta, onde ajudou a criar um suplemento literário que estamparia poemas concretos e experiências visuais.
Autor de 14 livros, Dailor mudou-se para São Paulo nos anos setenta, onde trabalhou na revista Veja e no jornal Folha de São Paulo, e na década de 1990 escolheu a interiorana Monteiro Lobato como sua moradia. Seu trabalho está entre os “Cem maiores poetas brasileiros do século”, antologia organizada em 2001 pelo escritor e jornalista José Nêumanne Pinto, ao lado de nomes como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Cecília Meirelles, Manuel Bandeira, Mário Quintana e Augusto dos Anjos.

“Foi uma das figuras da vanguarda natalense. Além de bom poeta era um grande cronista”, lembrou o jornalista Woden Madruga. “Era certamente um dos poetas mais talentosos de sua geração”, complementa Tarcísio Gurgel. Como toda unanimidade é burra, Jarbas Martins arremata: “Faltava fluência em seu lirismo, mas seus insights eram fenomenais. Eu implicava com isso, tínhamos diferenças ideológicas, peguei no pé dele... coisas da juventude. Depois de maduros é que reforçamos a amizade, ele não guardava rancor de ninguém, era muito querido.”

Faleceu em Natal-RN, em 15 abril de 2012, aos 67 anos de idade
fonte - internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
É PRECISO SABER USAR DA LIBERDADE. COM ELA CENSURAMOS OU APLAUDIMOS O QUE DEVE SER CENSURADO E O QUE DEVE SER APLAUDIDO. MAS NÃO PODEMOS ABUSAR DESSE PRIVILÉGIO PARA ASSUMIR ATITUDE QUE NÃO CONDIZEM COM A CIVILIDADE OU COM A DECÊNCIA. VERIFICAMOS QUE A IMENSA MAIORIA DOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO PERTENCEM A GRUPOS POLÍTICOS, DAÍ AS "INFORMAÇÕES" NA MAIORIA, NÃO POLÍTICAS E SIM, POLITIQUEIRAS, OU SEJA, UM GRUPO QUERENDO DERROTAR O OUTRO. É UMA VERGONHA! QUEM ESTÁ NA SITUAÇÃO, O POLÍTICO PODE SER O PIOR DO MUNDO, MAS PARA EMPREGADO ELE É O DEUS DA TERRA; NO LADO DA OPOSIÇÃO, O RADIALISTA OU JORNALISTA PASSA PARA A POPULAÇÃO QUE O GOVERNO NÃO FAZ NADA, PORÉM, NO INSTANTE QUE O PODER EXECUTIVO PASSA A INVESTIR NO TAL MEIO DE COMUNICAÇÃO, ATRAVÉS DE PROPOGANDA OU DAR UM CARGO COMISSIONADO AO DONO, AÍ, LOGO JORNAL, A EMISSORA E A TELEVISÃO MUDA O DISCURSO. DAÍ, COMO FICA O COMUNICADOR QUE ANTES FALAVA MAL DE TAL POLÍTICO, TER QUE PASSAR A ELOGIÁ-LO!!!

RELÓGIO

PESSOAS ONLINE